sexta-feira, 4 de junho de 2010

PORTAL EDUCACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade do Estado do Amazonas – UEA como requisito para a conclusão do módulo: Gestão e Elaboração de Projetos.
Professor: M.Sc. Adilson Corrêa Alves

INTRODUÇÃO

Com o passar dos tempos, percebe-se o aprimoramento das técnicas, formas de planejamento e elaboração dos projetos, principalmente no âmbito da gestão pública, vindo a reboque de novas legislações, normas e reformulações contínuas vem dando um novo direcionamento ao planejamento público.

Originando-se, de acordo com o dicionário Aurélio, a palavra projeto: “[do latim. projectu, 'lançado para diante'.] “1. Idéia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro; plano, intento, desígnio; 2. Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema; 3. Redação ou esboço preparatório ou provisório de um texto; 4. Esboço ou risco de obra a se realizar; plano; 5. Plano geral de edificação.”

E entendendo que “Gestão” é “o ato de gerir, gerenciar e administrar” pode-se perceber a gestão de projetos como uma administração específica, onde, é importante lembrar que a gestão de projeto tem o seu tempo de execução definido e que contrariamente difere de outras operações e/ou gestões permanentes, exige ações muito específicas, mesmo porque, segue algumas rotinas comuns para o gerenciamento, manutenção, controle de integração, tempo de início e fim, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições.



1. Referencial Teórico



Segundo Verzuh, “Todo projeto tem um começo e um fim. Todo projeto gera um produto singular. Os resultados dos projetos podem ser tangíveis ou intangíveis; e que se diferenciam das operações permanentes. Os projetos são todos os trabalhos que fazemos de uma vez.”

Koontz e O’Donnel afirmam: “Gerenciar consiste em executar atividades de tarefas que têm como propósito planejar e controlar atividades de outras pessoas para atingir objetivos que não podem ser alcançados caso as pessoas atuem por conta própria.”

E segundo, o guia PMBOK – Projetc Management Body of Knowledge, conhecido como o “Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos” levantado pelo PMI - Project Management Institute assim define o gerenciamento de projetos: “É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas em projetos com o objetivo de atingir ou até mesmo exceder às necessidades e expectativas dos clientes e demais partes interessadas do projeto.”

A ISO 10006:1997 – International Standards Organization define a gerência de projetos como: “É a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos.”

Diante disso, nota-se que para a gestão de projetos é necessário o entendimento de diversas disciplinas de gerenciamento, bem como a escolha do padrão ideal para gerenciar o projeto pretendido, pois, cada projeto apresenta um conjunto de desafios, para os quais são necessários procedimentos formais de gerenciamento. Com isso, entende-se que, o gestor de projeto necessita dominar os ambientes da organização, bem como estar atualizado com o campo de atuação do projeto e ser bem qualificado.



2. Portal Educacional da Secretaria Estadual de Educação - SEDUC



2.1. Missão

Garantir à todos o acesso, permanência e sucesso na educação básica, assegurando gestão democrática e inovação educacional.

2.2. Visão

Seremos uma secretaria de referência pela eficiência e eficácia dos serviços educacionais prestados, pela transparência e compromisso com a gestão pública democrática, e por ações inovadoras, ágeis, integradas e articuladas, visando à formação cidadã do aluno.



2.3. Objetivos

2.3.1. Geral: Elaborar e implantar portal educacional da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas.

2.3.2. Específicos:

a. Implantar uma nova cultura de trabalho com o uso de tecnologias em sala de aula;

b. Incentivar o uso do computador, como ferramenta educacional para apoio didático, integrada às ações pedagógicas desenvolvidas na escola;

c. Promover a aprendizagem ativa e colaborativa com o uso de linguagens digitais;

d. Oferecer suporte técnico-pedagógico à comunidade escolar para que tanto aos alunos quanto os professores possam apropriar-se do uso das novas tecnologias;

e. Integrar essas tecnologias às atividades pedagógicas da Rede de Educação através da rede de conteúdos pedagógicos digitais do portal educacional.



2.4. Premissas

A secretaria tem como compromisso a discussão e a avaliação de diferentes estratégias educacionais, privilegiando aquelas que incorporam conceitos atuais sobre os processos de cognição e o uso das novas tecnologias da informação e comunicação;

O desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos que imprimam novo dinamismo ao processo de ensino e aprendizagem;

A formação de educadores conscientes da interface entre educação e o desenvolvimento de sua criatividade e seu constante aperfeiçoamento.



2.5. Restrições

a. Falta de acesso a internet no ambiente escolar;

b. Analfabetismo digital;

c. Não continuidade da gestão;

d. Falta de infra-estrutura necessária para o desenvolvimento do projeto;

e. Suporte técnico-pedagógico.



2.6. Justificativa

O projeto se deve a percepção de uma nova demanda tecnológica, não podendo as escolas se limitar aos antigos métodos pedagógicos.

O desenvolvimento das tecnologias tem possibilitado a consolidação de um cenário mundial que se caracteriza por fluxos de informação em quantidade e velocidade cada vez maiores. Embora ainda seja grande a parcela da população que não tem acesso aos benefícios trazidos pelo avanço das tecnologias, incluindo as da informação e comunicação (TICs), cresce a compreensão de que se trata de um direito, a ser amplamente requerido e apropriado pela sociedade, alem de ser uma demanda legal para a Educação Básica.

Os portais educativos, oferecem um grande leque de possibilidades pedagógicas e favorecem modelos alternativos de educação, pois propõem ambientes de ensino-aprendizagem que estimulam a interatividade, uma maior capacidade de comunicação, colaboração, inovação e informação de pessoas e grupos.

2.7. Stakeholders

a. Professores;

b. Estudantes;

c. Comunidade;

d. Gestores educacionais;

e. Órgãos do Governo do Estado envolvidos (SEDUC e PRODAM);

f. Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC



2.8 Estimativas de Custos

Licitação 5.000,00

Elaboração Plano de Trabalho 6.500,00

Recursos Humanos 108.300,00

Materiais e equipamentos 54.000,00

Contrato de prestação de serviço 20.000,00

Assistencia Técnica 6.500,00

Total 202.800,00



2.9. Curva de Desembolso

Mai Jun Jul Ago Set Out Nov

60.500,00 36.100,00 46.100,00 46.100,00 3.000,00 3.000,00 3.000,00



2.10. Equipe do projeto

Nome Quantidade Síntese atribuição



Coordenador 01 Coordenar elaboração coletiva, juntamente com a direção, a elaboração conteúdos.

Revisores 02 Assessorar a instituição na revisão de textos e adequação lingüística.

Desenvolvedor 02 Desenvolvimento e reformulação todo o site.



Professores 15 Elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do projeto político-pedagógico e do plano de ação do portal.

Suporte 01 Apoio no desenvolvimento e manutenção preventiva de sistema.

Estagiário 02 Apoio administrativo.





2.11. Cronograma

Item Atividade Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov

01 Elaboração do projeto

02 Licitação

03 Contratação empresa

04 Elaboração plano de trabalho

05 Capacitação da equipe

06 Versão preliminar do portal

07 Ajustes e/ou medidas corretivas

08 Versão final

09 Assistencia Técnica



2.12. Resultado do Projeto

a. Disponibilização de ferramentas pedagógicas para o educador, estudantes, comunidade e gestores educacionais;

b. Promoção da inclusão digital de professores e estudantes, integrando-os e os fazendo interagir com as novas tecnologias;

c. Ser uma fonte de pesquisa e ferramenta colaborativa para professores e alunos;

d. Promover a utilização crescente e contínua ao longo do ano e que a inclusão digital de alunos e professores seja efetiva e crie autonomia no uso da tecnologia.





CONCLUSÕES



Observa-se claramente a consolidação da necessidade do planejamento em todos campos de atuação humana e primordialmente, em se tratando da administração pública, sendo a elaboração e gestão de projetos de suma importância para promover o avanço na administração pública brasileira, sendo mais claro e fácil de controlar a coisa pública, tendo a lei e seus complementos como base forte dessa nova dinâmica administrativa que vem se solidificando gradativamente com o apoio de novos estudos, aprendizados e teorias agregadas ao cotidiano administrativo; mas, assim como o advento das novas tecnologias que auxiliam nas mais diversas áreas da administração pública.

Principalmente por ser o “projeto” uma atividade organizada, com um começo e fim, apoiado sobre uma seqüência bem definida de eventos para resolver um problema, gerar um produto ou serviço singular, do qual os resultados podem ser tangíveis ou intangíveis para um individuo ou a sociedade como um todo.





REFERÊNCIAS



Dia a Dia Educação. Portal Educacional do Paraná. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/index.php?PHPSESSID=2010042217121293

Governo do Estado do Amazonas, SEDUC. Portal Educacional. Disponível em: . Acesso em: 20 Abr. 2010.

ISO10006. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_10006>. Acesso em: 05 Maio 2010.

KOONTZ & O´DONNELL Princípios de Administração, 10.º Edição. Biblioteca Pioneira de Administração e Negócios, 1976.

Ministério da Educação do Brasil, MEC. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: . Acesso em: 21 Abr. 2010.

Ministério da Educação do Brasil, MEC. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: . Acesso em: 21 Abr. 2010.

PMBOK – Projetc Management Body of Knowledge. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Management_Body_of_Knowledge>. Acesso em: 04 Maio 2010.

Sistema de Ensino Ser. Portal Educacional Ser. Disponível em http://www.ser.com.br/main.jsp?lumPageId=480F8D7C2798BCE2012798D7F7D84804&lumII=480F8D7C2798BCE2012798EFDFF6079C

VERZUH, E. MBA Compacto: Gestão de Projetos. Editor