quinta-feira, 3 de junho de 2010

SEMINÁRIO

O seminário é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debate. Ele não é feito somente para o professor, mas essencialmente para a turma de alunos. Ele não é uma leitura de um texto, mas sim uma troca de idéias entre quem apresenta e quem assiste. Geralmente os organizadores apresentam um tema com o apoio de um texto distribuído entre os assistentes e usa o recurso de figuras, mapas, transparências, recortes de revistas ou jornais, vídeos, entre outros.


OS COMPONENTES DO SEMINÁRIO



a) Coordenador- Geralmente é o professor, propõe os temas, indica a bibliografia inicial, estabelece a agenda de trabalho e fixa à duração das sessões, e se necessário, complementa os itens.
b) Relator- (1 ou mais) Expõe os resultados dos estudos do grupo, porém não é o único a falar em sala de aula.
c) Secretário- É o estudante designado pelo professor para anotar as conclusões finais, após os debates.
d) Comentador- (1 ou mais) Surge quando se deseja um aprofundamento crítico dos trabalhos.
d) Demais participantes - São todos os alunos da classe, reforçando os argumentos ou dando alguma contribuição.


TEMPO DO SEMINÁRIOApresentado no horário das aulas;


Pode durar de 2 a 3 horas (melhor aproveitamento);


Vários dias;
Requer várias reuniões para uma apresentação


MODALIDADES
Clássico – individual;


Clássico em grupo; cinco ou seis participantes


Em grupo; todos os participantes da classe (alunos)


ROTEIRO DO SEMINÁRIO:
Indicação do coordenador para o tema, comentador e cronograma;


O grupo escolhe secretário e relator;


Inicia-se o trabalho de pesquisa;


Discussão do material coletado;


Determinação e divisão do tema central;


Análise do material coletado;


Síntese das idéias (introdução, desenvolvimento e conclusão);


Apresentação dos resultados;


Crítica do comentador e classe.


Plano- deve expressar as palavras-chaves escolhidas e não se pode confundir o pensamento do autor com os fatos por ele trabalhados.
Introdução- deve ser objetiva e concisa.
Conteúdo- deve ser dividido em unidades, tomando-se o cuidado de não
reproduzirem-se os títulos e subtítulos das obras consultadas. as transcrições de texto deverão ser as estritamente necessárias e citadas corretamente, ou seja, entre aspas ("), sem alterações e com a indicação do nome do autor, ano da obra e número da página.
Conclusão- interpretação pessoal e não a repetição da opinião do autor estudado.


EQUIPE:
Ana Cristina

Clarissa

Edilene de Almeida Barbosa

Helderlane dos Santos Botelho

Helio Braz

Katia Melo

Luis Alexandre Chixaro

Itamar

Renan

Simone Lima












































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